Relator do impeachment quer ouvir Nelson Barbosa sobre pedalada

O relator do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), disse nesta segunda-feira (28...

O relator do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), disse nesta segunda-feira (28) ao G1 que pretende convocar o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, para prestar depoimento ainda nesta semana na comissão especial do impeachment.

Em reunião mais cedo com o presidente da comissão, deputado Rogério Rosso (PSD-DF), eles decidiram, porém, que antes vão consultar os líderes partidários da base aliada e da oposição, para chegar a um acordo sobre quem será chamado ao colegiado e quando.

A ideia é ter o aval das legendas antes da sessão da comissão agendada para esta está terça-feira (29), quando deverão ser votados requerimentos. "Vamos procurar fazer uma reunião com os líderes e os membros da comissão para que essa semana seja proveitosa do ponto de vista para esclarecer a denúncia", disse Rosso.

O objetivo de tentar esse acordo prévio é conseguir aprovar os pedidos de convocação com celeridade. “Vamos buscar firmar um acordo para diminuir o atrito na hora da votação, mas não é uma imposição”, ponderou o relator.

Segundo Jovair, é importante ouvir Barbosa para que ele responda às acusações que baseiam o pedido de afastamento de Dilma, entre elas a de que o governo autorizou as “pedaladas fiscais” (atraso na transferência de recursos para bancos públicos, o que caracterizaria empréstimo ao governo, vedado pela Lei de Responsabilidade Fiscal). “Ele já foi ministro do Planejamento, já passou pelo Tesouro. A gente quer deixá-lo muito à vontade”, justificou Jovair.

Outro nome que ele defende que a comissão ouça é o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid.

Do lado da acusação, o relator já havia adiantado na semana passada que defendia a presença dos autores do pedido de impeachment, os juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr e Janaína Paschoal, além de um procurador do Tribunal de Contas da União (TCU). "O objetivo é eles reafirmarem as acusações que estão sendo feitas e, no caso da defesa, argumentar que não cabem por isso ou por aquilo", explicou Jovair.

Reunião no Supremo
O relator e o presidente têm uma audiência marcada para as 18h desta segunda com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, relator do rito do impeachment no tribunal.

Embora seja tratada como uma visita de cortesia, o G1 apurou que o encontro servirá também para esclarecer alguns trechos sobre a decisão do tribunal a respeito do rito de impeachment. Um dos pontos que estariam gerando dúvidas é que, em sua decisão, Barroso diz que o plenário da Câmara não pode se esquivar de formação de juízo.

Comissão do impeachment
A comissão do impeachment foi instalada em 17 de março, e o prazo para a presidente Dilma Rousseff apresentar a sua defesa começou a contar no dia seguinte. A previsão é que esse prazo termine na próxima segunda-feira (4), dependendo da realização de sessões no plenário – são necessarias dez sessões no plenário da Casa.

Em seguida, Jovair terá até cinco sessões para apresentar um parecer, que deverá ser votado pela comissão. Enquanto estiver correndo o prazo da defesa, a comissão pode ouvir pessoas tanto da defesa quanto da acusação. No entanto, os deputados não entram no mérito da denúncia, pois apenas decidem se o processo deve ser aberto ou não. O mérito ficará a cargo do Senado.

Na sua última sessão, realizada na terça (22), o colegiado decidiu não incluir no processo as denúncias feitas pelo ex-líder do governo Delcídio do Amaral (sem partido-MS) em seu acordo de delação premiada. Ex-líder do governo no Senado, ele acusa Dilma de tentar obstruir no andamento da Operação Lava Jato com a indicação de ministros para o Superior Tribunal de Justiça (STJ).


Nome

AGU - Advocacia Geral da União Carteira Corrupção Dias Toffoli Gilmar Mendes Lava Jato Luiz Fux Lula Ministério Público Federal Notícias Política Supremo Tribunal Federal Tribunal Superior Eleitoral
false
ltr
item
Manchete Diário: Relator do impeachment quer ouvir Nelson Barbosa sobre pedalada
Relator do impeachment quer ouvir Nelson Barbosa sobre pedalada
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOE97fmvGkZ5DSSKY5ELDYFST4DNGq98zFZmZf6looR4v6c8uOoXOnfKrkrM1Vgvcxul5m8qHPKYUi9cXe1Q0luYUNZxwanmsoRS3vzPYDfVfexMCMiG73spyEyAVU6JtkyE9Ed7rNrO0/s1600/nelson.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOE97fmvGkZ5DSSKY5ELDYFST4DNGq98zFZmZf6looR4v6c8uOoXOnfKrkrM1Vgvcxul5m8qHPKYUi9cXe1Q0luYUNZxwanmsoRS3vzPYDfVfexMCMiG73spyEyAVU6JtkyE9Ed7rNrO0/s72-c/nelson.jpg
Manchete Diário
https://manchetediario.blogspot.com/2016/03/relator-do-impeachment-quer-ouvir.html
https://manchetediario.blogspot.com/
http://manchetediario.blogspot.com/
http://manchetediario.blogspot.com/2016/03/relator-do-impeachment-quer-ouvir.html
true
4260922585346800781
UTF-8
Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy